Noruega // Oslo e Tromsø (Aurora Boreal)

29/03/2014

Presenciar a Aurora Boreal era um sonho de criança. As Luzes do Norte me fascinaram desde muito cedo, mas parecia algo muito distante, que eu só veria nos programas de televisão e por fotos. Navegando na internet numa noite de ócio, me deparei quase sem querer com o site Aventura Boreal. Uma expedição fotográfica liderada pela Cláudia Regina e organizada por uma agência de viagens, anunciando esta como a última grande oportunidade nos próximos anos. Eu mal podia acreditar! Escrevi imediatamente para a Cláudia e para a agência, e reservei minha vaga com quase um ano de antecedência. Durante esse tempo, outros dois grupos foram criados. Um partiu antes do meu, o outro partiria depois. A ansiedade uma semana antes, acompanhando os relatos do grupo que já estava lá, só crescia. Eles tinham conseguido, mas a Aurora Boreal é um fenômeno que depende de uma série de fatores para se mostrar. Havia uma certa tensão.

Chegando em Oslo, a capital da Noruega, ainda em clima de apresentações (o grupo se conheceu realmente no aeroporto de São Paulo, alguns ainda mais tarde), fizemos um turismo básico. É uma cidade moderna, um tanto cara (como toda a Noruega, com seu alto padrão de vida), mas acolhedora, apesar do frio. E não, infelizmente as pessoas não andam de corpse paint pela rua, como alguns podem imaginar. A seguir, algumas fotos de Oslo:

Depois de alguns dias em Oslo, era hora de pegar outro voo, para meu destino mais ao norte do planeta: Tromsø, a cidade universitária conhecida como Capital da Aurora Boreal. Acredito que a maioria das pessoas chegaram até esse post querendo ver mais imagens da Aurora, correto? Bem… em nossa primeira noite de caçada, após uma rápida parada num local bastante nublado onde não vimos nada, eis o que se mostrou pra nós, na gélida madrugada norueguesa:

Um espetáculo que fotos e palavras não são capazes de descrever. A dança de luzes coloridas no céu superou qualquer expectativa que eu tivesse criado em todos esses anos. Mesmo depois de ver todos os videos no YouTube, todas as fotos em sites como o Flickr e o 500px, presenciar esse fenômeno ao vivo me deixou sem ação. Foram poucas fotos e muita comtemplação. Seguimos em Trømso por alguns dias, saindo para caçar novamente a Aurora todas as noites, mas já no segundo dia ela apareceu bem mais tímida (ainda linda!), e dali pra frente o tempo fechou de vez e não tivémos mais sorte. De qualquer forma, aquela primeira noite ficará guardada pra sempre como a experiência natural mais bonita que já presenciei. Aproveitamos os outros dias para conhecer melhor a cidade, andar em trenós puxados por huskies, visitar Universidades, museus, cervejarias (tudo “a mais ao norte do mundo”) e outras locações no gelo. Voltei pra casa com outro sonho realizado, entendendo um pouco mais o “funcionamento” da Aurora e com mais uma porção de novas dúvidas sobre o Universo.

Ah, claro que tem mais algumas fotos da Aurora aí embaixo!

Mais fotos da minha passagem pela Noruega você encontra no meu Instagram.

Gostou? Compartilhe!

Todos os direitos reservados © 2012 Venâncio Filho